VOLTA DE APOIO AO EMPREGO 2020

Categoria: Notícias,Uncategorized

Decorreu ontem, dia 25 de novembro, mais uma Sessão da Volta de Apoio ao Emprego organizada pelo Centro de Informação Europe Direct da Área Metropolitana de Lisboa (CIED-AML), entidade acolhida pela ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Desta feita e face aos constrangimentos causados pela pandemia COVID-19, o formato adotado foi em webinar, na plataforma zoom.

A sessão teve 26 participantes e foi extremamente dinâmica. O Gestor do CIED-AML e o Vice-Presidente do IPS, deram as boas vindas, seguidos da intervenção do Diretor do IEFP de Setúbal, Dr. José Luís, que abordou o impacto da pandemia no mercado de trabalho nacional e as medidas que foram criadas para minimizar os seus efeitos negativos. De seguida interveio a Dra. Ana Rosa da OIT, abordando os desafios da empregabilidade jovem qualificada. A Dra. Ana Paula Santos, Conselheira EURES, fez a apresentação do Portal da Mobilidade Profissional e quais as vantagens do Programa. Para concluir, tivemos a participação de dois Diplomados do IPS a desenvolverem a sua atividade profissional na Dinamarca e na Alemanha que, na primeira pessoa, nos falaram das suas experiências. No final foi aberto um espaço para perguntas que se revelou muito concorrido.

A Volta do Apoio ao Emprego é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a rede de Centros de Informação Europe Direct, visando sublinhar o comprometimento continuado das instituições europeias com o emprego e a melhoria da empregabilidade.

Aproveitou-se a iniciativa para dar a conhecer a Exposição Virtual (3D) “O Pilar Europeu dos Direitos Sociais” que será divulgada em conjunto pelo CIED-AML, pelo IPS e pelo IEFP. A mesma poderá ser visitada em https://widestudio.pt/ce3d/