União Europeia canaliza apoio adicional para ajudar Portugal – solidariedade em ação

Categoria: Notícias,Uncategorized

P030663002602-705065A Comissão Europeia tem respondido rapidamente ao pedido de assistência de Portugal para combater os incêndios florestais que têm afetado o país.

O Presidente Jean-Claude Juncker e o Comissário para a ajuda humanitária e de gestão de crises, Christos Stylianides, ofereceram imediatamente a prontidão da União Europeia, e expressaram as suas condolências à todos os afetados.

A Comissão Europeia está em contacto permanente e age em coordenação com as autoridades portuguesas. O Comissário Stylianides falou ao telefone com a Ministra da administração interna, Constança Urbano de Sousa, para expressar a solidariedade da Comissão Europeia para com os Portugueses e com o governo de Portugal. Além do apoio imediato já mobilizado, mais assistência está a caminho.

Portugal ativou o mecanismo de Proteção Civil, solicitando aeronaves de combate a incêndios. Mais tarde, Portugal solicitou também assistência para o envio de bombeiros.

A Comissão Europeia, através do seu centro de coordenação de resposta de emergência (ERCC), tem estado em contacto constante com os Estados-membros da União Europeia para canalizar o apoio através do mecanismo de Proteção Civil da UE.

Um oficial de ligação do ERCC chegou hoje a Portugal para ajudar na coordenação das propostas de assistência.

EU Civil Protection Mechanism Factsheet