O MAR – Um Universo de Recursos

No seguimento da parceria estabelecida entre os Centros de Informação Europe Direct do Alentejo Central e Litoral, do Oeste e Lezíria do Tejo e da Área Metropolitana de Lisboa, irá realizar-se, no dia 8 de novembro, pelas 15h00, na Sala Multiusos do Sinestecnopolo, mais uma Conferência subordinada ao tema “O MAR – Um Universo de…

Lisboa está entre as 20 cidades beneficiadas por financiamento da Comissão Europeia

O Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) vai conceder 82 milhões de euros para financiar 20 projetos urbanos. Estes projetos foram propostos por cidades no âmbito do 4.º convite à apresentação de propostas para as Ações Urbanas Inovadoras, uma iniciativa levada a efeito pela região francesa de Hauts-de-France. Em particular, as cidades do Pireu (Grécia), de…

Inquérito Eurobarómetro Standard da primavera de 2019 revela que europeus estão otimistas com o estado da União Europeia

Um novo inquérito Eurobarómetro agora publicado revela um forte aumento da perceção positiva da União Europeia por parte dos cidadãos — da economia à situação da democracia. Estes são os melhores resultados desde o inquérito Eurobarómetro de junho de 2014, realizado antes da entrada em funções da Comissão Juncker. Este último inquérito Eurobarómetro Standard foi…

Comissão Europeia lança consulta pública sobre programa Europa Digital

A Comissão Europeia lançou uma consulta sobre a orientação dos dois primeiros anos do seu projeto de programa Europa Digital. No âmbito do próximo orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027, prevê-se um investimento do programa de 9,2 mil milhões de euros em cinco domínios fundamentais: supercomputação, inteligência artificial, cibersegurança, competências digitais avançadas e…

Plano Juncker mobilizou 424 mil milhões de euros de investimentos

Após a reunião de julho do Conselho de Administração do Banco Europeu de Investimento (BEI), o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos do Plano Juncker deverá agora gerar 424 mil milhões de euros de investimento adicional na UE. Em julho, as operações aprovadas no âmbito do Plano Juncker ascenderam a 76,9 mil milhões de euros em…

Como funciona o combate aos incêndios florestais na Europa?

Todos os anos a Europa é assolada por fogos florestais devastadores que provocam a destruição de milhares de hectares de florestas. Se bem que os países do Sul corram um risco mais elevado, nenhum país europeu está imune a este flagelo. Quando um país não consegue, só por si, fazer face a um incêndio florestal,…