Folar de Valpaços passa a ser indicação geográfica protegida

Categoria: Notícias,Uncategorized

Folar de ValpaçosA Comissão Europeia aprovou o pedido português de inclusão do «Folar de Valpaços», no registo das indicações geográficas protegidas (IGP). O Folar de Valpaços é um pão macio retangular recheado com carne de porco, salgada e seca, ou de enchidos ou presunto fumado. A massa do pão é fabricada com azeite virgem extra de Trás-os-Montes DOP ou azeite com características similares, resultando num sabor a azeitona no produto final.

O termo «Folar» muitas vezes associado ao conceito de brinde e/ou de dádiva significa «o melhor». Tradicionalmente, o «Folar» é confecionado durante o período da Páscoa para que, ao domingo de Páscoa, o pároco o recolha junto dos consumidores domésticos durante o denominado «compasso» ou visita Pascal. É fabricado no município de Valpaços situado no norte de Portugal.

Esta nova denominação, a 138.ª para Portugal, vai juntar-se a mais de 1 380 produtos já protegidos e cuja lista está disponível na base de dados DOOR. Para mais informações, ver também as páginas sobre a política de qualidade.